5 atividades simples para seu cão.

Intelectualmente todos nós sabemos que devemos exercitar e brincar com nossos cães. Sim, é bom para eles. Eles são cães, isso é o que eles fazem. Exitem diversas possibilidades, mas eu só vou listar as primeiras 5 atividades para seu cão ficar mais saudável que me vieram a cabeça.

Com o dia a dia atribulado, devido a nossa rotina diária, começamos a deixar de brincar com eles e sempre justificando para nós mesmos: Ah, ele vai ficar bem!!!

Mas vamos pensar da seguinte forma, enquanto vc está no trabalho, seu cão está em casa o dia todo. Mesmo que eles tenham sido domesticados, e se adaptado a nossa rotina, eles ainda assim, são parentes (mesmo que distante) dos lobos, o que significa que não são projetados para ficar sozinhos, sem ter o que fazer, o dia todo. Os cães são animais ativos, que precisam de exercício regular para manter a saúde mental.

De fato, sem esse gasto de energia regular, oferecidos por caminhadas, pegar e trazer brinquedo que jogamos e outros jogos divertido para cães, eles podem e vão virar uns monstrinhos destrutivos, por conta do tédio. E vc pode sentir isso através de mastigações destrutivas, escavações, catucar lixo, hiperatividade, muitos latidos e ganidos para chamar atenção.

Ao contrário, um cão bem exercitado e que brinca bastante vai ser menos ansioso, mais mentalmente engajados e satisfeitos.

  • Jogos: Algumas atividades podem promover a calma e reduzir a ansiedade

Os cães são seres físicos, e eles precisam se mover ou apenas fazer coisas para liberar toda a energia que se acumula. Na natureza, essa energia iria ser canalizada para caçar, lidar com o ambiente em que vivem ou para simplesmente sobreviver. Nossos cães são seres domesticados, não têm esses desafios, mas ainda tem um pouco dessa energia (ou seria instinto?).
Cães que têm a oportunidade de jogar e exercitar são geralmente mais felizes, mais emocionalmente estáveis e mais calmos do que aqueles que nada fazem o dia inteiro. Jogos permitem canalizar a energia, que de outra forma iria para outro lugar (um chinelo, uma roupa, um sofá – destruídos!!!!!!). Se você, não inventar uma atividade ou ensinar formas adequadas para eles brincarem e se exercitarem, com certeza eles inventarão e na maioria das vezes, você não vai gostar do resultado.
Exemplos:
Petgames –

Faça você, o brinquedo do seu cão:

 

  • Caminhadas: Atividade que Mantem os Cães comprometidos e com as mentes estimuladas5-jogos-e-exercicios-para-seu-cao-caminhadas

Levar o seu cão para uma caminhada diária (ou duas, ou três, ou quantas puder – de no mínimo 30min cada) podem ajudar de diversas formas.

  • Essa é uma das mais fáceis, das 5 atividades simples, com seu cão, para que ele tenha mais saúde.
  • Ele está com você – que ele ama. (Mas tb pode caminhar com um Dog Walker)
  • Ele começa a fazer coisas como cão: explorar o mundo através de seu poderoso nariz. Ele faria exatamente isso, se fosse um selvagem.
  • Ele começa a sair o mundo expande e ele passa a “ver, além do sofá, cama ou sua casinha” (Fala sério e com sinceridade: Passear é bom para todos, não é?)
  • Ele vai começar a ver outros cães. Os cães são animais sociais, e se eles não têm quaisquer problemas comportamentais com outros cães, desfrutar de uma boa cheirada ou cumprimentar outros cachorros na rua é natural.

Todas essas coisas ajudarão a manter a mente do seu cão ativa e trabalhando.

E nada como dar uma caminhadinha junto com ele, você só tem a ganhar. (Ou perder, se for uns quilinhos.. né?)

“Os cães precisam de exercícios diários para serem plenamente saudáveis e emocionalmente equilibrados e isso vale em dobro para animais jovens e raças de alta energia.” Dr Becker

  • Brincando (enquanto anda) com seu cão pode ser divertido

Você pode usar o tempo da caminhada para reforçar comandos como sentar e ficar, bem como ensinar novos truques – os quais mantêm sua mente trabalhando. Faça com que essa atividade seja divertida – Deixe a parte séria, para o adestrador fazer.. rs. Você vai sair ganhando e seu cão, muito mais.

  • Jogos podem ajudar a satisfazer instintos naturais

Alguns jogos como lançar (uma bola ou frisbee) para ele buscar, são coisas bem simples, mas são pura diversão. Mexem com o instinto de caça e com isso os envolvem mentalmente. Cães tem necessidades naturais de agarrar e puxar coisas e de perseguir. Pois é isso que fazem quando estão em estado natural (selvagem). Buscar uma bola, um frisbee ou um brinquedo pendurado com uma cordinha numa vareta, substituem esse instinto.

  • Procurar“!!!

É outro jogo útil que envolve o nariz e a mente. Uma ideia desse tipo de jogo seria: Mostrar um petisco para o cão, e fora de sua visão, esconde-lo e estimulá-lo a procurar.(Faço isso quando estou vendo TV na cama, e escondo um brinquedo ou um pedaço de fruta, embaixo do Edredom, elas (Tulipa e Faíska) tem que usar o nariz.. e quando acham, é a festa. Esconder um brinquedo favorito do cão pela casa e quando ele o achar, elogiá-lo, com carinho ou petisco.
São coisas muito simples.. fáceis de fazer..

Jogos e exercício pode ser um momento de ligação entre Você e seu cão.

Entenda que essas 5 atividades simples, não são as únicas.

Existem vários outros exemplos, que qualquer dia eu falo sobre.

Então, concluímos que, sim, jogos e exercícios são bons para nossos cães. Nós apenas temos que lembrar que quando eles estão sentados a nossa frente, olhando em nossos olhos, eles estão tentando nos convencer, a sair para jogar um Frisbee.. digo isso de letra, porque é o que a Faíska está fazendo nesse momento. E vamos que vamos…vou la fora jogar Frisbee.. tchau.. Ah, não esquece de deixar uma palinha ai embaixo.. e para nos seguir, é só se inscrever na News.. vc receberá os posts quentinhos…..

5-jogos-e-exercicios-para-seu-cao-faiska

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *