Adestramento, sociabilização e outras bossas..

E ai Pessoal? E o Natal? Por aqui, papai noel me deixou um presentão.. um enorme osso.. 🙂 Mas não sobrou nadinha. Quem sabe venha outro no final de ano, afinal, eu fui bonzinho demais esse ano!!

adestramento-se-os-caes-pudessem-falar-1
Meu presente de Natal!!!!!!

Mas vamos ao que interessa. Adestramento, Sociabilização e outras bossas.

Eu tenho notado, AINDA, o quanto algumas pessoas são resistentes, ao adestramento para seus cães.

Não sei se por falta de confiança, ou falta de conhecimento, muitas pessoas ainda não se sentem confortáveis com a ideia de mandar seu cão para a escola.

adestramento-se-os-caes-pudessem-falar-22
Adivinhe qual dos dois foi para a escolinha…. 🙂

O mais engraçado nisso, é que para humanizar os cães, essas mesmas pessoas são confiantes, experientes e nota 10. Mas, quando se fala em ir para a escolinha, dizem:

“ahhhhhhhh, meu cão não vai ficar no meio de outros cães..vão maltrata-lo.. outros cães, vão morde-lo.. ele não precisa disso!!”.

Não é assim, eu mesmo participei de grupos de adestramento. Também já tive aulas particulares. Jaá estive em parques de cães e day care.. me diverti muito. E fui bem aceito, pq fui educado e adestrado. E com isso, eu saí ganhando muito.

Cães que não são educados para o convívio social com outros de sua espécie, no fundo são infelizes. Estão deixando de ser cães. E eles sabem, que nunca vão ser outra coisa, do que um cão, só que acrescido de infelicidade. Triste saber disso.

adestramento-se-os-caes-pudessem-falar-5

Minha dona diz que arrumar profissional para cuidar de mim, é como escolher escola ou pediatra para o filho. E olha que ela me trata como um cão. Ela só fez uma comparação, para me mostrar que mesmo sendo um cão eu sou importante para ela. E que não preciso deixar de ser cão para ter essa importância. Ela nunca se sentiu culpada por olhar para mim e ver, UM CÃO! Afinal, eu sou um cão.. não é?

Mas, porque o adestramento é importante?

Pense comigo, principalmente você, que acha que o cão é um bebê. Você pensa que a gente tem que entender tudo o que você fala. Mas a coisa não é tão simples. Por que na maioria das vezes, você não sabe nem nos condicionar para fazer o que você deseja. Você adora seu cão, seu bebezinho, mas você se irrita quando ele não sabe onde fazer xixi e faz em qualquer lugar da casa, né?

adestramento-se-os-caes-pudessem-falar-4

Precisamos de condicionamento, algo que foi estudado por um camarada chamado Pavlov.

Mas então, nós, os cães, precisamos ser condicionados para aprender. Porque nós não sabemos o que significam as palavras que você fala.  Então, algumas pessoas, os adestradores ou mesmo os comportamentalistas, nos fazem entender que aquela determinada palavra que você fala, por exemplo, Senta!, serve para que a gente coloque o bumbum no chão. É mais ou menos isso.

Dessa forma, nós vamos entendendo que atitude tomar, a cada palavra que você fala. É tão bom para nós, quando podemos entender vocês humanos!!

Quando a gente não passa pelo adestramento, só fazemos coisas erradas, não é maldade nossa, é que não temos conhecimento das direções que temos que tomar, daquilo que de fato, você, humano, quer que façamos.

A melhor coisa para um cão, é o adestramento!!!

Mas também precisamos de sociabilização.

As vezes, pelo contato que temos com vocês humanos, nos esquecemos um pouco como é se comportar como um cão. E olha, isso não é nada bom para nós.

Eu já falei que nós nos cumprimentamos, de uma forma, que o s humanos acham bem estranha.. mas é através desse cumprimento que nós identificamos o outro. Nessa cheiradinha, sabemos quem é ele, de onde veio e as vezes até, para onde ele vai.. Também com o corpo, mandamos mensagens de paz para esses novos amigos. As vezes, pela nossa convivência, somente com humanos, nós esquecemos até que temos nariz. E o nariz para um cão, é de extrema importância.. É como os olhos, para vocês humanos.

adestramento-se-os-caes-pudessem-falar-2
Mesmo sendo uma coisa bem estranha para os humanos, é assim que nós percebemos o outro, com o nariz.

Experimente entrar com seu cão, num grupo de adestramento. Dessa forma, alem dele te compreender melhor, ainda vai sociabilizar.. Junte seus amigos, monte um grupo, contrate um bom adestrador, ou adestradora e veja como seu cão ficará feliz, quando ele começar a entender que você pegou a guia dele para ir para a “escolinha”.

adestramento-se-os-caes-pudessem-falar-3
Aula em grupo é ótimo para cães, mas os humanos acabam fazendo amizades com pessoas que gostam do mesmo que eles. Vale a pena para todos.

Além disso, depois de educado, adestrado e sociabilizado ele poderá frequentar qualquer lugar com você, e você, assim como minha dona, só receberá elogios, ficando cheios de orgulho de seu parceiro.

Boa sorte nessa viagem.. e depois me conta como foi..

 

 

5 thoughts on “Adestramento, sociabilização e outras bossas..

  1. Ótima matéria!!! Minha mamãe concorda em tudo!! Meu tio está me adestrando, sou bem danado!! Mas tô aprendendo tantas coisas novas e fico tão cansado que nem consigo mais fazer bagunça!!

  2. Depois que adestrei meu cão, confesso que senti que nos aproximamos. Eu era pequena na época e mesmo assim pude entender o que meu cão precisava para entender melhor. Foi uma delícia!

    Adorei as dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *