Cães: Nós somos a sua matilha!

O que é uma matilha? Para conviver bem com seu cão, sem traumas, você precisa, primeiramente entender que seu cão é um cão e ele prefere viver em matilha.
Muita gente tem enormes problemas, com o comportamento de seus cães, pelo simples fato de não olhar o CÃO, como CÃO e sim como um bebezinho humano….

Conheci pessoas, que davam sopinha de bebê para seu cão, e para piorar mais ainda a situação, o davam de colher, só faltava colocar o cão numa cadeira de bebê, com aqueles penduricalhos todos.

Gente, cão é cão e por mais que os amemos, ele nunca vai ser um bebê humano. Por isso, para evitarmos maiores problemas no futuro, vamos começar a olhar nosso cão, como cão, trata-los como cão… dar-lhe de comer, comida de cão e da forma que um cão come… em vasilhas, no chão, no máximo num suporte para vasilhas…. Nada de colher, garfo ou faquinha…

Que isso!!!! Desde filhotinhos, dê ração ou alimentação natural (para cães), em vasilhas para eles.

Nós somos os líderes de sua matilha, pelo menos é isso que eles esperam de nós

O cão, sempre vai olhar a família como a sua matilha e se você quer um bom cão, você terá que desempenhar o papel de líder dessa matilha. O líder da matilha é o mais querido e se você conseguir ser o líder, saiba que será muito amado por ele. Também será copiado, por isso nunca use de violência, pois essa violência poderá ser seguida como exemplo.
Se você deseja um cão obediente, submisso, quando estiver brincando com ele, por exemplo de cabo de guerra, nunca deixe que ele vença. Você sempre devera sair vitorioso da brincadeira. Se não tiver muita certeza de que vai ganhar, evite esse tipo de brincadeira.

Outra coisa muito observada é que quando os cães são pequenos e começam a morder o dono ou o pessoal da casa, a maioria acha bonitinho, alguns até estimulam, mas esse tipo de comportamento não é adequado para um pet.
Entenda, esse cão irá crescer, e sendo estimulado a morder desde jovem, quando chegar a idade adulta vai achar isso normal e vai morder. Aí é mais difícil achar bonitinho, não é??? Evite esse tipo de brincadeira, para evitar acidentes. (Há motivo para estimular esse comportamento, para cães funcionais e por pessoa qualificada te mostrando como e quando é que deve ser feito)

Uma vez, conversando com um pessoal, me disseram que tinham um poodle que quando se sentava na poltrona da sala não deixava ninguém sentar. Você pode imaginar a cena? O dono tinha mais de 1,80m e o poodle não passava de 45cm. Isso começou quando ele era bem filhotinho, rosnava quando sentavam na poltrona, mordia as pessoas e todo mundo achava engraçado, só esqueceram que ele iria crescer e que a risada, era um estímulo para esse comportamento inadequado.

Aos 18 meses, ele era, literalmente, o dono da poltrona. E ai de quem sentasse ou mesmo chegasse perto da tal poltrona.

Ensine alguns pequenos truques, como sentar, dar a pata, deitar e faça com que o seu cão execute alguma tarefa antes de dar-lhe comida, ou de dar-lhe algum petisco. Sempre o elogie quando ele obedecer a algum comando, mesmo que esse seja um simples: “Senta!”

Brinque com ele e saiba impor limites, pois é assim que se educa… Saiba dar um “NÃO!!!” bem sonoro e com firmeza, não precisa de agressão… só carinho e respeito.

Mas brinque, brinque muito, principalmente, enquanto for um filhote e aproveite para educar e criar um elo com seu cão.

 

Eu entendo que muitas pessoas não tem condições de contratar um adestrador, ai começam a caçar material na net sem nenhuma indicação. Então vou fazer um apelo para vocês, cuidado com o que fazem, as vezes um pequeno erro, num adestramento, pode comprometer o comportamento posterior de um cão. Sempre dou dicas de cursos aqui, então, se não encontrar é só perguntar que eu indico


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *