Dessensibilização de cães – Fogos de Artifício.

Vou aproveitar, que toda Linha do Tempo, do Facebook, está cheia de imagens ou notícias sobre fogos de artifício e falar um pouco sobre isso:

Fazer campanhas, colocar imagens com “NÃO SOLTEM FOGOS” em letras vermelhas, ou imagens mandando o indivíduo enfiar o morteiro no orifício inferior de seu corpo, NÂO ADIANTA!! Fogos fazem parte, infelizmente, de tradições. Dias de Jogos, dias de Santos, alguns feriados, Campeonatos, Formaturas, e Final de Ano, sempre tem alguém comprando uma caixa enorme de morteiros para soltar.

As vezes deixam de comprar algo mais útil, mas é quase uma preferencia (dos idiotas) nacionais. Não adianta falar que tem hospitais, pessoas enfermas em casa, idosos e animais que tem medo, que cada ano que passa, mais fogos a gente vê no céu.

E os danos que os fogos causam…

Os maiores danos causados nos cães, são as fugas desesperadas, ferimentos, tremedeiras, ansiedade, stress.. e posso citar mais outros tantos. O número de cães perdidos e fugitivos aumenta demais nessa época do ano. Cães em veterinários e donos desesperados.

dessensibilizcao-se-os-caes-pudessem-falar

A Campanha deveria ser, “O que fazer para que isso não aconteça com meu cão?”.

dessensibilizacao-se-os-caes-pudessem-falar-01

Eu como cão, fico pensando em como o ser humano é estranho. Ele reclama, coloca fotos no FB, coloca filmes de cães passando mal, coloca aviso de que o cão fugiu por causa de fogos, mas, depois que a queima passa, parece que eles esquecem que o seu cão tem um problema, as vezes pequeno, as vezes um problemão.

Então por que não criar uma campanha, explicando como resolver esse problema ou pelo menos amenizar? Mas como eu disse, o ser humano é estranho e parece que a memória dele só volta, quando é, novamente dia 31 de dezembro e ai, começam as imagens, as lamentações, os tristes e dramáticos filmes de cães em sofrimento, as reclamações e a culpa em cima de quem solta fogos.

Se eles tentassem algo com seus cães, como minha dona fez comigo, a vida desses cães, poderia ser bem melhor.. mas, o ser humano, pelo menos alguns, são mais de reclamar do que de fazer..

Enquanto reclamam dos fogos, os cães continuam a sofrer…

dessensibilizacao-se-os-caes-pudessem-falar-0

Então, aqui eu vou falar de uma das formas que você pode se utilizar para dessensibilizar seu cão. Antes eu quero dizer o que eu, um cão, senti quando ouvi uma queima de fogos a primeira vez:

Meus ouvidos, são mais sensíveis que o de um ser humano, então aquele barulho para mim, que sou um cão, era um horror, primeiro porque eu não sabia de onde vinha. E nem um aviso eu tive, então me assustei. O cheiro era insuportável, queimava meu nariz por dentro… Eu liguei a minha chave de sobrevivência e quis fugir, me esconder. Eu queria me proteger daquilo, ao mesmo tempo eu queria atacar e acabar com aquele barulho ensurdecedor.

dessensibilizacao-se-os-caes-pudessem-falar

Minha dona me observava. Eu estava focado e assustado ao mesmo tempo. Eu era quase um bebê cão. Então, minha dona, falou com um amigo:

Preciso dessensibilizar desse medo de fogos.

E eu fiquei olhando esperando para ver o que ela faria comigo, para me dessensibilizar, afinal eu nem sabia o que era dessensibilizar. E o que ela fez, não foi filmado, mas aproveitando um vídeo que a Moni, do Canil Monijil fez nesse final de ano, eu posso mostrar o que foi feito comigo. (além de ver a Faíska, que é uma gata.. ops.. uma gracinha)

Espero que o vídeo ajude a você a trabalhar seu cão, caso isso não ocorra, peça auxílio de um profissional

Se precisar de ajuda é só me dizer.

Se você quiser fazer o trabalho de dessensibilização, use o CD, você pode comprar nesse endereço:  150 minutos de áudio de trovões e fogos de artifício

E não deixe chegar a época de fogos para lembrar que precisava ter feito a dessensibilização, o sofrimento existe e você não pode deixar para depois.

Abraços do Cão Falante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *