A Incrível Linguagem Secreta dos Cães

Linguagem secreta dos cães é o que eu vou tentar passar para vocês, são maneiras para que vocês, humanos, nos entendam melhor.

Infelizmente, alguns humanos não conseguem nos entender, enquanto que outros, como por exemplo, minha dona e alguns de seus amigos, conseguem facilmente. Mas por que eles conseguem e os demais não? Simples, eles sempre prestam atenção em nossas expressões ou como nos expressamos.

E expressão, não é só falar…

A Linguagem Secreta dos Cães é um pouco mais que isso.

O nosso corpo fala, se expressa… Essa é a nossa linguagem.. A linguagem corporal de um cão, consiste em algumas características ou sinais.

Esses são alguns sinais. São os mesmos para  qualquer cão.

  • Face: Cães enrugam suas testas ou viram suas cabeças para mostrar confusão.
  • Olhos: Os olhos de um cão se iluminam quando ele olha para uma criatura que ele considera amigável. Quando ele está com medo, suas pupilas se dilatam e ele mostra mais o branco de seus olhos.
  • Lábios, dentes e língua: Se o seu cão está feliz ou quer jogar, ele pode puxar os lábios para trás e mostrar os dentes no que parece ser um sorriso. Este é um gesto que é reservado apenas para a comunicação cão com humano; um cão não vai fazer isso com outros cães.
  • Orelhas: Se as orelhas de um cão estão levantadas, ele está prestando atenção. Se elas estão para trás, ele pode estar sinalizando submissão.
  • Cauda: Um estudo recente publicado na “Current Biology” mostra que a forma como um cão abana o rabo indica como ele se sente. Se a cauda abana mais para a direita, é um sinal de sentimentos positivos; abanando mais para a esquerda indica sentimentos negativos. Rabo entre as pernas, significa insegurança, na maioria das raças.

Como os cães falam uns com outros?

Os cães são animais sociais e existem diversas formas de você observar seus cães se comunicando entre eles.

  • Baixando a frente do corpo, com a traseira levantada: Isso significa que vamos brincar. No entanto, também pode ser um sinal de desculpa; é a maneira de um cão dizer: “Oops, eu não tive a intenção de jogar tão duro. Vamos continuar a jogar? “

linguagem-secreta-dos-caes-se-os-caes-pudessem-falar

  • Tapa com a Pata: Isto é como um ser humano chegando e batendo-lhe nas costas. Este gesto coloca o cão em um ângulo estranho, por isso é também um sinal de que o cão confia no outro cão que  está brincando com elAssim como seus donos, os cães gostam de falar. No entanto, ao contrário dos sinais do corpo, o latido pode representar coisas diferentes para cada cãoe.
  • Elevando-se nas patas traseiras: Isto é sinal de afeto. Muitas vezes parecem dançar quando fazem isso juntos.

linguagem-secreta-dos-caes-se-os-caes-pudessem-falar-01

  • Mordendo sem agressividade: Novamente, é um sinal para a brincadeira. Os cães procuram tomar cuidado para evitar áreas sensíveis do outro cão.

Cães latindo

Assim como seus donos humanos, os cães gostam de falar. No entanto, ao contrário dos sinais do corpo, o latido pode representar coisas diferentes para cães diferentes. O tom ou o volume irá aumentar com o nível da  emoção/excitação.

Comprovadamente a inteligência artificial é melhor para distinguir significado dos latidos do que os seres humanos. Pesquisadores húngaros recentemente testaram 6.000 casos diferentes, a partir de 14 cães pastores húngaros, usando um software especial. O estudo mostrou que o programa de computador identificou corretamente o que o cão estava tentando comunicar 43% das vezes, em comparação com 40% dos seres humanos.

Entender um ao outro

Cães são treinados em obediência, para que entendam o que o ser humano quer deles. E os cães, dizem, todos os dias, o que querem do ser humano. Mas algumas pessoas precisam abrir os olhos, ouvidos e corações para entender o que os cães estão tentando dizer.

E ai, gostou? Que tal me dizer como você se comunica com seu cão?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *