Shiatsu e o medo do novo na cinofilia

Fico intrigada como o brasileiro é fechado para algumas novas técnicas, que podem melhorar o seu desempenho..Shiatsu, coaching para equipes, etc. Mas brasileiro é bem medroso, quando se trata de novo.

Vejo em várias matérias, nos Estados Unidos, cães e condutores fazendo diferentes coisas, para melhorar suas performances, mas no Brasil, isso tá longe de acontecer. Todo mundo é fechado para o novo, nem procuram saber o que é,  e já dizem: Isso não é para mim! E existem as desculpas do não tenho tempo, não tenho dinheiro, não tenho, não tenho, não tenho..  Na verdade a resposta certa é: “Não Quero”.

Coaching de equipes é uma coisa boa pra vários esportes, pq não para os esportes com cães? O coaching é uma ferramenta flexível e pode ser adaptada a qualquer nicho.

O  Coach (Eu sou) (profissional que usa a ferramenta coaching) pode atuar como:

Coach de Relacionamentos, Coach de Família, Coach de Atletas, Coach de Adolescentes, Coach de Crianças, Coach de Sucesso, Coach de Comunicação, Coach de Vendas, Coach de Liderança, Coach de Energia, Coach de Negócios, Coach Financeiro, Coach de Aposentadoria, Coach de Crises e Transições, Coach de Carreira, Coach Espiritual, Coach de Emoções, Coach de Superação, Coach de Transformação, Coach de Novos Negócios, Coach de Gestores, Coach Financeiro, Coach de Férias, Coach de Orientação Profissional, Coach de Carreira, Coach de Planejamento, Coach de Empreendimento, Coach para Emagrecimento e inúmeros outros….

É uma ótima ferramenta para melhorar o seu desempenho em qualquer situação/ profissão, mas no Brasil, fica bem complicado.. e tem as desculpas…  Mas não é para falar disso que estou aqui.. aliás isso será outra história.

Li sobre uma coisa que pratico em meus cães, além da massagem, e é disso que vou falar, é sobre o Shiatsu para cães e condutores.

Primeiro, vou dizer o que é shiatsu, antes que confundam com Shitzu..

shih-tzu
Shitzus e não Shiatsu, que é bem diferente.

Shiatsu é uma terapia holística, uma terapia de reequilíbrio físicoenergético que consiste em pressionar determinados pontos que formam linhas ou canais de energia pelo corpo (meridianos).

meridian-D-FR

No Ocidente, o médicos e veterinários trabalham com os sintomas que apresentamos, prescrevendo medicação para curar o problema. O papel de um praticante de Shiatsu é trabalhar com os clientes para ajudá-los, olhando toda a situação para encontrar a causa raiz, se possível, e, em seguida, trabalhar para removê-la.

No agility, por exemplo, pode ser a competitividade do condutor que está colocando pressão sobre o cão, fazendo com que a preocupação ou ansiedade fiquem em alta.

O Shiatsu pode atuar, fazendo a sensibilização deste condutor, para que ele possa encontrar uma maneira de evitar que isto acabe com a sua liderança e melhore a sua conexão com o cão. Nove em cada dez vezes isso leva a um melhor desempenho.

Quando se observa atentamente um cão nessa  situação, o que podemos encontrar, frequentemente,  é um cão ansioso com ombros tensos ou um cão que se preocupa com tudo o que está acontecendo.

Há grandes chances de que este cão, tenha os músculos do estomago bem tensos. Pense nisso!

É como os humanos, que ao se preocuparem com algo, começam a sentir aquela bola, ou aquela dorzinha irritante no estomago. Por que com cães seria diferente?

Então, vem o Shiatsu para poder equilibrar isso.

Não estou me propondo a fazer shiatsu em ninguém, apesar de ser certificada. Mas que tal você, condutor, nas suas horas de folga, fazer um curso on line, sobre o tema e poder, você mesmo, usar essa técnica em seu cão?

Isso não é só para cães de competição, o seu cão pode ter uma vida melhor, quando você, dono de cão, tb pratica Shiatsu nele.

2 thoughts on “Shiatsu e o medo do novo na cinofilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *